São realizados trabalhos que visam à ocupação do tempo ocioso com atividades diversas para proveito próprio e comunitário, tais como: limpeza de ambiente de convívio comunitário, manutenção de jardins, trato e cuidado dos animais da fazenda e plantios e cuidados com hortaliças. Esses trabalhos são realizados por meio de escalas.
São realizadas reuniões de partilha, de ajuda mútua e dos 12 passos, onde auxiliam os usuários a entender melhor seus comportamentos levando a entender sua necessidade espiritual.
Desde o acolhimento do usuário, o mesmo é orientado a cumprir os horários pré-estabelecidos, para se levantar e organizar o alojamento, para realizar refeições, para cumprimento de atividades comunitárias e para repousar, sendo essas atividades norteadas através de alertas sonoros.
Atendimento de assistente social que busca auxiliar e orientar aos usuários e familiares, no que se refere ao processo de acolhimento, numa perspectiva de multidisciplinaridade.
Atendimentos individuais, em grupos de usuários e com as famílias, visando um maior enfrentamento e superação das dificuldades em relação ao uso e abuso de substâncias químicas, bem como as reuniões de sentimentos e prevenção de recaída.
Quinzenalmente são realizados atendimentos psiquiátricos, visando estabelecer o correto diagnóstico dos transtornos mentais sofridos pelos usuários, buscando estratégias de prevenção da recaída.
Esses profissionais auxiliam o médico psiquiatra e clínico geral com realização da pré-consulta de enfermagem, controle de acondicionamento e administração e medicamentos psicotrópicos. Além disso, propõem orientações e reflexões sobre o risco do uso de drogas, e outros assuntos relacionados à saúde.
Esses profissionais realizam orientação nutricional e no preparo das refeições aos acolhidos no processo de recuperação.
De acordo com o calendário da entidade, são realizadas atividades recreativas em determinados dias, proporcionando aos usuários o relaxamento e fuga da rotina, aliviando as tensões do dia-a-dia, podendo ser desenvolvidas atividades esportivas, jogos lúdicos, assistir televisão e ouvir músicas pré-selecionadas. Os residentes ficam livres para escolher as atividades que tiverem maior afinidade e desejo de realizarem.
São desenvolvidas atividades de auto e mutua ajuda, formação humana, além de atividades religiosas, buscando a espiritualidade.
São desenvolvidas atividades em diversas áreas como aprendizagem e profissionalização em serviços rurais, atividades lúdicas e físicas, atividades de cunho terapêuticos, atividades de promoção de conhecimento em assuntos pertinentes à saúde e atividades de promoção humana.